Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Polícia

Operação ‘Mamon’ desarticula lavagem de dinheiro na fronteira de MS

PF fez apreensões. Grupo atuava na fronteira com a Bolívia e movimentou mais de R$20 milhões com tráfico de drogas e contrabando

29 abril 2021 - 11h15Por Rayani Santa Cruz

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (29), a Operação Mamon em Corumbá que faz fronteira com a Bolívia. O objetivo é desarticular organização criminosa voltada à lavagem de dinheiro proveniente de trafico de drogas e contrabando. 

Segundo a PF foram empregados 60 policiais federais para o cumprimento de quinze mandados de busca e apreensão nas cidades de Corumbá/MS, Belo Horizonte/MG e Quinta do Sol/PR. Simultaneamente, foi realizado o sequestro de 4 imóveis e de 61 veículos avaliados aproximadamente em R$ 8 milhões de reais. 

Empresas de fachada

Em Corumbá, a ordem judicial também determinou suspensão de atividades econômicas de quatro empresas de fachada, além do bloqueio de valores em contas bancárias. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 5ª Vara Federal de Campo Grande/MS. 

Segundo as investigações da PF, o grupo criminoso ostenta um elevado padrão de vida e se vale de um complexo esquema de lavagem de dinheiro. Eles usam sistema bancário, operadoras de crédito, cheques, compra e venda de veículos, e transações em espécie. Somente em 2020, os criminosos teriam movimentado mais de 20 milhões de reais.

Ficou evidenciada a utilização de pessoas interpostas (laranjas) e empresas de fachadas para ocultação de bens e valores provenientes de diversos crimes como tráfico de drogas e contrabando.

Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de capitais (art. 1º, caput, da Lei nº 9.613/98) e organização criminosa (art. 2º, caput, da Lei nº 12.850/13), cujas penas, somadas, podem ultrapassar 15 anos de prisão.

Nome da operação

Mamon é transliteração da palavra hebraica “Mamom”, a qual significa 'dinheiro' ou 'riquezas'. O termo é popular em estudos bíblicos, os quais personificam Mammon como um dos sete príncipes do inferno, associado ao pecado capital da ganância. Segundo a teoria, aqueles que praticam ilícitos com o fim de acumular bens e ostentá-los, à exemplo do que fazem estes investigados, são ditos “servos de Mammon”.