domingo, 10 de novembro de 2024

Busca

domingo, 10 de novembro de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

há 1 mês

PF deflagra operação para desmontar fake news contra Beto Pereira

PF investiga agência de atores que teria selecionado um ator parecido com Beto Pereira e feito vídeos com ataques e declarações difamatórias

A Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão, na manhã desta quinta-feira (3), como parte de operação que investiga a produção de fake news contra o candidato a prefeito Beto Pereira em Campo Grande.

A operação foi deflagrada a partir de uma determinação do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) e teve como alvos uma agência de recrutamento de atores, um ator e um influenciador digital, atuante no Instagram. A liminar concedida pelo TRE tem por objeto identificar os financiadores e quem é a beneficiária de um esquema que produz filmes mentirosos que atacam a candidatura de Beto Pereira. 

O caso teve início com a denúncia de que uma agência de atores que, segundo informações, foi contratada para selecionar um intérprete que se assemelhasse a Beto Pereira. O objetivo foi criar um vídeo mentiroso, onde o ator, imitando o candidato, proferia ataques e declarações difamatórias.

O material foi amplamente distribuído em grupos de WhatsApp, atingindo um grande número de eleitores na véspera da eleição.

Durante as diligências, a PF tenta identificar uma rede de colaboradores que atuava na produção e veiculação de informações falsas, utilizando táticas de desinformação para influenciar o resultado das eleições.

Durante a operação, a polícia realizou a apreensão de computadores, celulares e documentos que poderão fornecer evidências adicionais sobre a autoria e sobre quem mandou produzir as fake news. 

A ação que a Polícia Federal realizou reafirma o compromisso das instituições em proteger a integridade do processo eleitoral e combater práticas ilícitas que ameaçam a democracia. O TRE reforçou a necessidade de vigilância e ação rápida diante de tentativas de manipulação da opinião pública.

Além dos mandados, há um inquérito na PF que visa a apuração de outros envolvidos no esquema, bem como os mandatários. Os envolvidos poderão enfrentar penalidades que vão desde multas até sanções penais, dependendo da gravidade dos crimes identificados.
 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias