A+ A-

sábado, 27 de abril de 2024

Busca

sábado, 27 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

há 1 mês

A+ A-

Com rede de atendimento à mulher, Riedel assegura acesso a serviços de proteção

Governador reforçou necessidade de ações preventivas

Governo do MS assegurou, nesta quarta-feira (20), que a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica está presente em todos os Municípios do Estado. 

Nesse dia a Polícia Civil realiza a I Conferência Estadual das Delegacias de Atendimento às Mulheres do MS. O evento capacita policiais que lidam diariamente no enfrentamento a esse tipo de violência. O governador Eduardo Riedel participou da abertura da conferência, no Bioparque do Pantanal e destacou a importância das ações preventivas contra os crimes. 

''O primeiro passo para resolver o problema é saber que temos um. A tipificação de maneira correta, a ação, as 'Salas Lilás', a delegacia da maneira como trabalha, é um passo importante para a gente poder fazer este combate à altura do que a sociedade precisa e merece. A gente não pode admitir este tipo de coisa, temos que reforçar a política pública neste sentido, aliada a uma série de outras ações preventivas. O Estado tem que estar presente a todo momento desenvolvendo ações no sentido de combater esta violência'', afirmou o governador

Levantamento do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) aponta que oito a cada dez mulheres vítimas de feminicídio no Estado, nunca ingressaram no sistema de justiça e segurança pública do Estado. Os dados analisados foram referentes aos anos de 2021 e 2022.

''A gente pode observar que a mulher vítima de feminicídio não tinha medida protetiva, nunca ingressou em uma delegacia, ou recebeu atendimento da Polícia Civil e Militar, assistente social. Eu falo isso para destacar a importância do atendimento, quando a mulher procura, a gente dá mecanismos para que ela rompa o ciclo da violência. É um dado nacional que se repete no Estado, de cada dez vítimas, oito delas nunca tinham pedido medida protetiva”, afirmou a juíza Helena Alice Machado Coelho.

A conferência é realizada pela 1ª DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) de Campo Grande, em alusão ao ‘Mês da Mulher’ com a participação de aproximadamente 250 policiais civis da Capital e do interior.

''Esta é a primeira conferência da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul voltada exclusivamente aos policiais que trabalham no combate a violência contra as mulheres no nosso Estado. Nos dedicamos constantemente em ações preventivas e repressivas, operações para cumprir mandatos de prisão, busca e apreensão, entre outras coisas. O evento é para capacitar, ter qualificação na investigação, humanizar o atendimento, melhorar o acolhimento e padronizar nossas ações em prol das mulheres'', afirmou a delegada, Elaine Cristina Ishiki Benicasa, da 1ª DEAM.
 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024