TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Política

04/08/2020 12:15

A+ A-

Lockdown: vereadores criticam Defensoria e dizem que fechamento total não é solução agora

Eles são contra lockdown e dizem que o momento não é o ideal

A maioria dos vereadores de Campo Grande é contra ação civil pública da Defensoria de MS, que pede à Justiça o prazo de 48h para prefeitura decretar lockdown - fechamento total - por 14 dias.

Em sessão da Câmara desta terça-feira (4), o vereador Otávio Trad (PSD) disse que o pedido de lockdown da Defensoria interfere diretamente nas ações da Prefeitura. Ele que enxerga o pedido com profunda preocupação e vai acompanhar o trâmite da ação na Justiça.

“Vejo como clara interferência nas ações e no gerenciamento da pandemia em nossa cidade. Não é a flexibilização do comércio que aumenta a disseminação do coronavírus”, diz Otávio Trad.

O vereador alega que leitos estão sendo disponibilizados dentro do possível. “Os leitos que temos disponíveis estão sendo instalados pela Prefeitura. O que nós podemos fazer está sendo feito. A minha preocupação é com um eminente lockdown às margens de um momento econômico que estamos vivendo. As ações restritivas já foram e estão sendo feitas. Temos que colocar a economia como essencial”.

De oposição, o vereador André Salineiro (Avante) também é contra a medida e falou a favor do empresariado da cidade. “É lamentável o que está acontecendo com nossos feirantes, empresários, como aconteceu nesta semana. Todos estão sofrendo com a recessão do comércio. Falar novamente em lockdown nos preocupa muito”, disse Salineiro.

Airton Araújo, do PT, disse que, na semana que vem, haverá pessoas morrendo por falta de leitos e que a população também tem que se cuidar. Ele disse que não será o lockdown que vai resolver. “Vai fechar mais comércios e as pessoas ficarão sem emprego. O governo federal não vai dar conta de continuar com benefícios. O Judiciário está influenciando na gestão do município”.

Para o Delegado Wellington (PSDB), o problema é de comportamento social e cultural. Ele cita que a população tem que aprender a conviver com o problema e entender a nova dinâmica. “Lockdown, neste momento, é impensável e inaceitável. As pessoas não estão conseguindo pagar as contas, comer e sobreviver. Toda vez que o prefeito faz uma orientação, as pessoas pedem para flexibilizar. Precisamos nos capacitar melhor”, disse. 

Júnior Longo (PSDB) comentou que os comerciantes estão se adaptando e seguindo as novas regras. Eduardo Cury (DEM) afirmou que também é contra, assim como o vereador Doutor Lívio (PSDB).

A favor

O único vereador a favor do fechamento é o Doutor Loester do MDB. Ele afirmou que a medida é a única solução para diminuir a doença. 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias