TJMS - 14 a 17/10
Menu
Busca segunda, 14 de outubro de 2019
Top Ms
Política

Movimento de Direita tira 'casquinha' e cria o Open Bar do Pedro Kemp

Deputado usou dinheiro público para pagar cervejas e vinhos

17 setembro 2019 - 07h00Por Willian Leite

Após polêmica sobre o uso indevido de recursos públicos pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT), a página Endireita CG criou um evento chamado “Open Bar do Pedro Kemp”, marcado para acontecer na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

O evento é uma sátira ao grupo político de Kemp. Na postagem, o administrador ainda usa a frase: “Imagina a cara do Lula quando descobrir que perdeu o Open Bar?”.

São mais de 30 comentários e 70 compartilhamentos. As observações são de tons diversos. Alguns exemplos: “Inacreditável... Por que não bancou com dinheiro do seu bolso? Fácil fazer cortesia com o chapéu alheio”. “Será que sou eu que estou ficando louca em achar que isso é um absurdo dos absurdos?”. “Basta ser PT para serem todos iguais”.

 O caso

O deputado pediu restituição de R$ 1,8 mil para a Assembleia Legislativa de dinheiro gasto com 42 bebidas alcoólicas durante uma confraternização de funcionários. 

A nota foi usada na prestação de contas da cota parlamentar. Para se defender, Kemp afirmou que sempre retira as bebidas das notas, mas, neste caso específico, os responsáveis pela conferência no gabinete deixaram passar, e até a equipe da Casa.

“Sempre quando viajo tem nota de refeição e nota de bebida alcoólica, eu retiro e pago a parte. A Assembleia não faz ressarcimento de bebida. A nota passou batida”, explicou.

Ressarcimento do dinheiro público

A diversão foi em 2017 e o ressarcimento deve ocorrer nesta semana, segundo Kemp. “Isso tá errado, é irregular e vou fazer a devolução desse valor”, diz o deputado.

O episódio veio a público por meio da ONG Operação Política Supervisionada, especializada na fiscalização de gastos públicos do Legislativo, com apoio do site Congresso em Foco, que deu publicidade ao tema.