domingo, 16 de março de 2025

Busca

domingo, 16 de março de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

há 3 dias

Senadora Soraya lamenta falta de avanços para mulheres e cobra medidas concretas

Ela reflete que 'mês das mulheres' encobre a falta de medidas efetivas

Senadora Soraya Thronicke (Podemos) cobrou, nesta terça-feira (11), medidas concretas para as mulheres, seja na política ou na sociedade. O discurso foi feito no Plenário do Senado Federal. 

A parlamentar de MS reflete que, março, o Mês da Mulher, tradicionalmente dedicado a homenagens e celebrações, acaba servindo como uma ''distração'' que encobre a falta de medidas efetivas.

''Chegamos a mais um mês da distração das mulheres. Temos eventos e eventos e mais eventos, mas eu pergunto: que avanços? Há quase um século comemoramos o mesmo 'avanço', que é o direito ao voto, enquanto seguimos sem representação real no poder’’, criticou a douradense, segundo a Agência Senado. 

Críticas  

Soraya, segundo a matéria, também manifestou preocupação com o projeto do novo Código Eleitoral que, a partir do mais recente relatório do senador Marcelo Castro (MDB-PI), institui a reserva de 20% das cadeiras nos Legislativos para candidaturas femininas. Atualmente, a lei determina uma cota mínima de 30% de candidaturas por gênero.

''Eu tenho certeza de que o senador Marcelo Castro não acordou com a simples vontade de exterminar a mínima conquista que nós tivemos, que é a garantia de 30% de candidaturas femininas. No relatório exposto pelo senador, ele disse que essa lógica levou a fraudes que nós não conseguimos coibir, a fraude das candidaturas laranjas. Portanto, mulheres ainda se submetem a serem candidatas laranjas. Mas eu pergunto: nós ainda somos culpadas por isso? Porque toda vez que há uma candidatura laranja, é óbvio que há o benefício para um homem'', protestou a senadora.

O texto traz ainda que, Thronicke cobrou igualmente a presença de mais homens nos debates sobre igualdade de gênero e denunciou a ausência de estrutura para a atuação feminina no Senado. Além disso, defendeu a prioridade na tramitação de projetos voltados à proteção das mulheres.

''Nós estamos aqui lutando por um mínimo de garantia de cadeiras no Parlamento, enquanto as mulheres deste Senado sequer têm uma cadeira física para se sentar'',  refletiu.


 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias