Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Política

Simone promete transformar Nordeste em Sudeste e é acusada de xenofobia

Internautas disseram que não querem que a região se transforme em algo que não deu certo

15 setembro 2022 - 11h00Por Thiago de Souza

A candidata à presidência, Simone Tebet, do MDB, foi acusada de xenofobia, nas redes sociais, por comparar a região Nordeste com o Sudeste do País. Internautas entenderam que ela inferiorizou os nordestinos. 

No Twitter, internautas – a maioria apoiadores do candidato Lula - reproduziram as falas da candidata, durante visita a Campina Grande, na Paraíba, nesta terça-feira (13). Em um trecho, Tebet diz que vê condições de transformar o Nordeste no que é o Sudeste. 

''Para ela, parece que o único modelo possível de Brasil é o Sudeste'', lamentou um internauta que puxou as críticas. Demais usuários da rede concordaram com ele. 

Outro fato que indignou quem mora nos nove estados da região, foi a candidata dizer que o Nordeste é o ‘’interior’’ do País. ''Puro estereótipo'', garantiu o crítico.

Ele seguiu com a reclamação. ''Quem falou pra ela que nós queremos nos transformar num lugar que não deu certo?'', questionou outro comentarista do Twitter. 

''Em resumo: o Nordeste, para Simone Tebet é lugar pobre, dono de potencialidades que, se receber olhar especial de 'salvadores' como ela, pode uma dia virar o Sudeste'', lamentou o jornalista, observando que jamais trocaria onde mora por São Paulo ou RJ. 

Apesar das várias críticas, outros twiteiros disseram entender o que a emedebista quis dizer. 

Um participante da discussão ponderou: ''Ela se referiu ao desenvolvimento econômico e industrial do Sudeste e não em questões culturais e sociais''. 

Entramos em contato com a assessoria da candidata e aguardamos retorno.