A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

30/07/2021 17:00

A+ A-

Tiro no pé? Sem provas de fraude, Bolsonaro pode ter 'unido' partidos contra voto impresso

Políticos de Mato Grosso do Sul classificaram a live que despejou fake news como irresponsável

Após o presidente Jair Bolsonaro admitir em live nesta quinta-feira (29), que não tem provas para afirmar fraude em no sistema atual de urnas eletrônicas, poucos políticos de Mato Grosso do Sul comentaram sobre o tema. Alguns dizem que a live serviu para unir ainda mais os que estavam indecisos sobre os motivos pela insistência de Bolsonaro em relação ao voto impresso. 

Bolsonaro vinha dizendo que provaria fraudes, e chegou a convocar a nação para ver as tais revelações, mas durante a transmissão apresentou fake news (já desmentidas) e admitiu que não tinha evidências.

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM) indicou que Bolsonaro foi irresponsável ao parar o país para ver uma live mentirosa. Ele acredita que o 'deslize' serve para unir partidos. "“O presidente sabotou todas as campanhas de comunicação para ajudar a população a se orientar em uma pandemia. Mas ontem, dia em que perdemos 1300 vidas, parou o país para fazer uma live irresponsável e mentirosa. Pelo menos, conseguiu unir partidos contra a ideia de voto impresso.”

O deputado federal Fábio Trad (PSD) afirma que ficou mais convencido a lutar contra a adesão ao voto impresso. “Como membro titular da Comissão  Especial da PEC do voto impresso, devo admitir - por uma questão de lealdade a vocês - que, antes da live de hoje do Presidente Bolsonaro, eu estava convencido a votar não à  PEC, mas depois da live fiquei mais convencido ainda.”

Já o deputado federal Vander Loubet (PT) apontou como "vergonhoso" e "papel ridículo" a atitude do presidente Bolsonaro. "Essa postura do Bolsonaro em relação às urnas eletrônicas, na verdade, é um recibo da previsão de derrota eleitoral que pode sofrer em 2022. Isso, por um lado, para nós do PT, é bom, porque só ajuda a escancarar a enorme diferença entre ele e o Lula. O Lula é um estadista, um democrata, um sujeito que soube lidar de forma decente com as derrotas eleitorais que sofreu (só para a Presidência foram três: 1989, 1994 e 1998) e que sempre respeitou nossa democracia e o resultado das urnas."

Bolsonarista quer voto impresso

Um dia após a fala do presidente, o bolsonarista deputado Luiz Ovando (PSL) fez um chamamento público para manifestação dia 1 de agosto em favor ao voto impresso. O movimento ocorre na Praça do Rádio Clube, às 15h em Campo Grande. Completamente xiita quando a pauta envolve o presidente, o parlamentar abre defesa em todos os temas.

"É necessário mostrar a união e a força de nossa nação. Juntos pelo voto impresso, o Brasil precisa de você! Procure saber onde será o encontro em sua cidade e participe."

Bolsonaro não apresentou provas

Bolsonaro usou a emissora pública de televisão para a transmissão em tempo real onde permaneceu por duas horas e apresentou uma série de notícias inverídicas e vídeos que já foram desmentidos diversas vezes por órgãos oficiais. "Os que me acusam de não apresentar provas, eu devolvo a acusação. Apresente provas de que ele não é fraudável", declarou Bolsonaro em determinado momento.

"Não tem como se comprovar que as eleições não foram ou foram fraudadas", disse, minutos depois. "Não temos provas, vou deixar bem claro, mas indícios que eleições para senadores e deputados podem ocorrer a mesma coisa. Por que não?", apontou em um terceiro momento.

 

(Atualizada Às 17h23 para acréscimo de posicionamento do deputado Vander Loubet),

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024