A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

02/05/2019 10:41

A+ A-

Modinha entre a garotada, piercing na língua pode agredir a gengiva e até causar perda de dentes

O metal encosta na gengiva e remove a proteção oferecida ao dente

A moda do piercing sempre está em ascensão e agrada todas as idades, mas a maioria dos usuários não tem consciência do risco que um objeto de metal pode trazer para a gengiva. Dependendo do caso, a pessoa pode até mesmo perder um dente.

De acordo com Karine Bitencourt, formada em Odontologia pela UFMS e especialista em Periodontia, a gengiva sofre com o toque de coisas de metais, perdendo a proteção fornecida ao dente.

“A nossa gengiva é dividida em dois tipos, a gengiva livre e a gengiva inserida. Vou falar sobre a gengiva inserida, que é a gengiva que sofre com o toque constante dos metais dos piercings. A gengiva inserida é firme, resistente e fortemente aderida, através de fibras colágenas, ao periósteo, membrana que recobre o osso alveolar, que é onde o dente está inserido. Também é conhecida como mucosa mastigatória. A quantidade e a qualidade de gengiva inserida variam entre os indivíduos e entre os diferentes lugares no mesmo indivíduo. O epitélio gengival é pavimentoso estratificado queratinizado. Essa queratina é o que confere resistência a essa gengiva, para a mastigação, escovação e outros tipos de ataques mecânicos. Ela confere proteção ao periósteo, que por sua vez, protege o dente. O ataque constante do metal do piercing faz com que essa queratina seja perdida, removendo a proteção que deveria haver. Com isso, o periósteo fica desprotegido e o dente sofre as consequências”, explica a periodontista.

A especialista destaca que o piercing grande instalado na língua e no centro do lábio inferior pode causar problemas graves. “As consequências desse ataque podem começar na perda dessa gengiva queratinizada e evoluir para uma perda do dente. Já que a proteção que deveria ter foi perdida, o dente perde inserção óssea, gerando mobilidade e consequente perda do elemento dental. Na maioria dos casos de perda dental pelo uso de piercings, Estão incluídos os grandes inseridos na língua, que chegam a encostar na parte de dentro dos dentes anteriores inferiores e os piercings colocados no centro do lábio inferior, encostando na gengiva da parte da frente dos dentes anteriores inferiores”.

De acordo com a doutora, outros tipos de piercing também podem apresentar outros problemas. “Existem problemas de fratura de dentes por morder o piercing e infecção por não higienizar corretamente o objeto”.

Karine cita algumas dicas para quem ama piercing para evitar problemas dentários. “Quando for escolher um piercing é preciso ficar atento para não acabar perdendo os dentes. É necessário sempre encontrar um profissional capacitado para a colocação dos piercings e ir ao cirurgião dentista para tirar dúvidas e saber dos riscos de cada piercing”.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024