Depois de passar por uma amputação, desenvolver problemas cardíacos e precisar colocar dois stents no coração, Ana Paula Santana Portilho, que já enfrenta diabetes, insuficiência renal e uma rotina de hemodiálise, voltou a pedir ajuda em Campo Grande.
À espera de condições clínicas para seguir com o transplante de rins, ela agora organiza uma feijoada beneficente para custear medicamentos, transporte e outras despesas dos tratamentos.
Ana Paula precisa fazer hemodiálise seis vezes por semana, de segunda a sábado, o tem diariamente gastos com deslocamento e medicamentos.
Segundo ela, a situação financeira ficou ainda mais apertada depois que uma vaquinha divulgada anteriormente teve pouca arrecadação. "Já fiz uma vaquinha minha. Porém, não arrecadei quase nada. Agora irei promover uma feijoada beneficente", conta a jovem.
Em julho deste ano, Ana Paula precisou colocar dois stents no coração e o transplante renal só poderá avançar quando o quadro cardíaco estiver estabilizado.
"Já amputei um dedo do pé. Agora sou cardiopata. Coloquei dois stents no coração em julho e só vou poder fazer transplante de rins quando estabilizar", detalha a paciente.
A feijoada será realizada no dia 15 de novembro, na Rua Zulmira Borba, 1293, no bairro Nova Lima. O ingresso custa R$ 40 e dará direito a self-service de feijoada e acompanhamentos. O evento terá música ao vivo e bebidas vendidas no local.
Além da venda dos ingressos, Ana Paula pede ajuda com ingredientes para conseguir preparar a feijoada. Entre os itens necessários estão feijão, calabresa, bacon, couve, arroz e farofa.
"Tudo será em prol do meu tratamento, pois venho tendo muitos custos com medicação e transporte para ir para a hemodiálise", explica.
Quem não puder participar também pode contribuir com ingredientes a ser combinado com a jovem através do WhatsApp (67) 99346-0375.
História de luta
Desde 2024 o TopMídiaNews acompanha a luta da jovem. Na época ela relatou que enfrentava complicações causadas pela diabetes e que os rins já haviam perdido a função. Na época, fazia hemodiálise e buscava recursos para seguir com o processo de transplante de rins e pâncreas.
Ao longo dos anos, no entanto, o quadro de saúde ficou ainda mais delicado. Ana Paula já enfrentou infecções, trombose, anemia severa e outras complicações. Também ficou em coma e precisou ser intubada durante uma internação.
Ana Paula passou a enfrentar problemas de visão e teve perda total da visão de um dos olhos e comprometimento parcial do outro. Em razão da baixa visão, sofreu uma queda, feriu o pé e passou a conviver com risco de amputação.
Agora, segundo ela, um dos dedos do pé precisou ser amputado. Além de todos os problemas já enfrentados pela jovem, ela se tornou cardiopata e a colocação dos dois stents acabaram adiando ainda mais a possibilidade do transplante renal.









