TJMS - novembro
Menu
Busca terça, 19 de novembro de 2019
Saúde

Em investigação pelo número de mortes, Hospital Regional abre novos leitos de UTI

O hospital é alvo de investigações relacionadas à gestão e atendimento

06 novembro 2019 - 14h38Por Rayani Santa Cruz

Alvo de investigações e recomendações do MPE (Ministério Púbico Estadual), o Hospital Regional instalou mais cinco leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) para atendimento.

“Os leitos foram abertos, não só pela cobrança do MPE, que nos ajuda e muito. Foi devido à cobrança de todos os gestores. Inclusive, houve ajuda do secretário Municipal de Saúde, José Mauro, que cedeu funcionários para instalação”, disse o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

Os leitos estão em funcionamento desde a semana passada. 

Novamente questionado sobre a investigação de 1.140 mortes entre o dia 1° de fevereiro e 14 de outubro desse ano, o secretário reafirmou que a média é regular. O gestor disse que os números apresentados são os mesmos dos últimos anos e não houve aumento brusco. 

“Há uma ação no MP, oriunda de 2014, que o juiz há pouco tempo definiu a investigação sobre o número de mortes ocorridas esse ano, que são os mesmo de 2018, 2017 e 2016. Todo esse tabelamento está no Ministério da Saúde e cada município envia os dados”, explicou.

O MPE investiga o hospital após o TJ-MS (Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul) determinar. Será apurado se houve improbidade administrativa ou crime de gestão pública.