TJMS MAIO 2024
A+ A-

sexta, 17 de maio de 2024

Busca

sexta, 17 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

há 2 semanas

A+ A-

Jovens criticam abordagem com arma em passeio ciclístico em Campo Grande (vídeo)

Rapazes denunciaram abuso de autoridade, mas também menosprezaram trabalho da GCM

Grupo de garotos e adolescentes que participava do passeio ciclístico, na manhã desta quarta-feira (1º), denunciou abordagem da Guarda Civil Metropolitana, em Campo Grande. Os agentes estavam com arma em punho, o que gerou revolta das testemunhas. 

Segundo a denúncia, um dos ciclistas teria xingado membros da corporação durante o trajeto – Avenida das Bandeiras – Parque das Nações Indígenas. O jovem foi abordado e questionado por três GCMs. 

Ainda segundo a gravação, ciclistas acompanharam a abordagem e reclamaram que um dos servidores estava com a arma em punho e direcionado para crianças e adolescentes.

''O cara apontando arma para um monte de criança'', disse outra vez um popular revoltado. 

Em meio à denúncia de abuso de autoridade também houve xingamentos e menosprezo por parte dos ciclistas contra os servidores da segurança. 

''Vamos chamar a polícia de verdade'', disse um dos participantes do passeio e ''quando é com bandido, vocês não metem a cara, né''. 

Também foi denunciada truculência na abordagem, com a indicação que um dos guardas estaria pisando na bicicleta de um dos participantes. 

A gravação tem cerca de dois minutos e meio e termina com os servidores deixando a aglomeração debaixo de protesto dos garotos. 

O espaço está aberto para manifestação dos envolvidos. Veja a nota da GCM:

A Guarda Civil Metropolitana em sua atribuição, de guarnecer vias públicas e o cidadão, durante o evento do passeio ciclístico do Dia do Trabalhador, por meio do Grupamento Especializado de Motopatrulhamento, que fazia a orientação do trânsito de ciclistas no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a rua Ivan Fernandes Pereira relatou que sofreu ataque verbal vindo de cidadão presente no evento.

Uma vez que desacato a funcionário público é crime previsto pelo artigo 331 do Código Penal, cuja pena é de detenção, de seis meses a dois anos, ou multa, o transeunte foi advertido por sua conduta, momento em que teve início aglomeração entre demais pessoas presentes no evento.

Diante dos fatos, em razão da incolumidade física e da segurança do próprio servidor, da guarnição e das demais pessoas envolvidas, o agente e o restante da equipe permaneceram no local, contudo, liberando o cidadão que havia sido abordado. Após o término do evento, a guarnição fez o deslocamento para atender outras demandas.

A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) reitera que os servidores que atuam na Guarda Civil Metropolitana passam constantes treinamentos e reciclagens e que será aberto um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para averiguar a ação praticada e tomada das medidas cabíveis. 

* Matéria editada às 12h34 para acréscimo da posição da GCM

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO