A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

21/09/2019 13:30

A+ A-

AQUI É MS! Por risco até de onça, escola muda horário de aula e irrita pais

Moradores suspeitam que mudanças são para economizar dinheiro; escola tem outros problemas, como adolescentes 'naqueando'

Pais de alunos da Escola Municipal Ada Moreira de Barros, no distrito de Cipolândia, em Aquidauana, criticam mudanças no horário de início das aulas na unidade. A alteração faz com que crianças, que dependem de transporte escolar, não cheguem a tempo para o almoço em casa. Já a secretaria de Educação alega risco aos alunos, inclusive de ataque de onças.

Segundo uma mãe, que preferiu não se identificar, antes, as crianças da pré-escola, muitas moradoras de fazendas, pegavam o transporte escolar às 5h15, entravam na aula às 7h e saíam às 10h45. Assim, diz a denúncia, pegavam o ônibus de volta e conseguiam chegar em casa para o almoço.   

''Mas o horário mudou. Agora, elas entram às 8h, saem às 12h15 para depois pegarem o ônibus. Algumas delas chegam em casa só às 15h'', lamenta a moradora.
 
A secretária de Educação de Aquidauana, Ivone Nemer, reconhece as mudanças mas diz que elas foram acordadas com professores que moram no distrito e com os pais. A alteração foi necessária por questões de seguranças dos próprios alunos.

''...porque não queríamos que as crianças acordassem cedo e ficassem nas estradas, no escuro, devido a perigo com animais, inclusive com onças naquela região. Crianças corriam risco, porque era muito cedo'', justifica a dirigente.

Secretária justifica mudanças no horário das aulas em Cipolândia. (Foto: Assessoria Câmara)

A secretária Nemer explica que as mudanças nada têm a ver com questões financeiras. Ela também ponderou que os alunos entram às 8h e por volta de 10h30 - a depender da turma - recebem almoço e são liberadas às 12h15, para então pegarem o ônibus de volta.

A dirigente citou outra escola no Pantanal onde as aulas também começam às 8h e que a legislação da Educação no Campo diz que o horário das aulas tem de ser uma opção da escola para atender a comunidade.

Problemas 2

Outra denúncia dos pais se refere a um flagrante de alunos mascando fumo - que no linguajar pantaneiro significa 'naquear'. Para os moradores, a questão teria sido abafada pela direção da escola.

Funcionária da escola e uma mãe dizem que uma das alunas - adolescente - recebeu o fumo de outro aluno e foi pega. O caso não teria sido reportado para os pais e depois houve denúncias de outros  jovens tomando bebida alcoólica junto com refrigerante.

A aluna em questão teria sido chamada para conversar pela coordenadora da unidade, bem na hora que o ônibus que a levaria de volta para a casa passava. A estudante teria ficado na escola e - depois de muitos contratempos, conseguido ir pra casa.

Não é bem assim

Ainda de acordo com Ivone Nemer, os alunos envolvidos no problema não pertencem à escola Ada Moreira e sim à Escola Estadual Geraldo Afonso Garcia, que usa as dependências da unidade como uma extensão em Cipolândia para o ensino médio.  

''Vou repassar isso para a direção da escola estadual, que ela tem de estar  lá periodicamente fazendo o monitoramento, as visitas, nessa sala de aula'', explica Ivone.

Questionada sobre de quem seria a responsabilidade pelos alunos do ensino médio, Nemer detalhou que o diretor da escola Ada Moreira, Wilson Luís dos Santos, mora em Cipolândia e pode ser acionado, mas que a escola estadual disponibiliza um dos professores para cuidar dessas questões junto aos alunos.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024