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Maioria dos leitores é contra cobrança de taxa de ar-condicionado em carros de aplicativos

Dos quase 100 participantes, 81,32% votaram contra a proposta

22 janeiro 2024 - 17h15Por Dayane Medina

Enquete realizada pelo TopMídiaNews, mostra que a maioria dos usuários de carros de aplicativos são contra cobrança de taxa para usarem ar-condicionado, em Campo Grande.

Dos quase 100 participantes, 81,32% votaram contra a proposta, enquanto 18,68% a apoiaram.

Com apenas 18,68% de aprovação, a possibilidade de cobrança de taxa de ar-condicionado não agradou o público que já usou a rede social para reclamar da situação.

Recentemente, vários posts se tornaram virais nas redes sociais, com usuários reclamando de motoristas que decidiram cobrar uma taxa extra para ligar o ar-condicionado em plena onda de super calor, como as que vêm acometendo o país, em especial, desde o início da primavera.

Os resultados sugerem que os usuários valorizam tarifas transparentes e se opõem a custos adicionais pelo uso do ar-condicionado.

O questionamento levanta debate e, de um lado, estão os usuários, que reclamam e acham a taxa abusiva e, de outro, os motoristas, que defendem que a taxa é justa e serve para cobrir os gastos extras com o consumo de combustível por causa do ar-condicionado. 

Os defensores da taxa destacaram a necessidade de compensar os motoristas, visando melhorar a qualidade do serviço.

O que diz o Procon?

Para o Procon-MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), a prática é considerada abusiva, pois a oferta do serviço deve vir acompanhada de informações claras e precisas.

A medida está contida no artigo 31, do Código de Defesa do Consumidor. Dessa forma, a eventual cobrança de taxa adicional pelo uso do ar-condicionado deve estar informada no aplicativo, durante a contratação do serviço pelo consumidor. Do contrário, trata-se de uma prática abusiva.

O Procon orienta, ainda, sobre como o consumidor deve proceder nesses casos.

Caso o consumidor se depare com essa prática, ele pode registrar uma denúncia pelos canais de atendimento do Procon-MS, para que o aplicativo seja notificado. Nesse caso, é preciso o encaminhamento de fotos do aviso de cobrança, o comprovante da corrida, dados da placa do veículo e o nome do motorista.