TJMS MAIO 2024
A+ A-

sexta, 17 de maio de 2024

Busca

sexta, 17 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Internet

31/03/2024 07:00

A+ A-

Golpe na praça: falsos intermediários inundam anúncios de venda de veículos na internet (vídeo)

Estelionatários se passam por intermediários de terceiros para aplicar golpes e enganar vendedor e comprador

Quem tenta vender algum veículo seminovo ou usado hoje na internet enfrenta cada vez mais perigos e tentativas de fraudes. Um dos mais comuns e complexo é o golpe do falso intermediário.

O golpe consiste é uma forma de fraude em que um indivíduo se faz passar por um intermediário confiável em uma transação, mas na realidade tem a intenção de enganar e roubar as partes envolvidas. Eles se utilizam de anúncios dos verdadeiros vendedores para fazer um novo anúncio, porém agora falso, com o contato do criminoso.

Eles entram em contato com o verdadeiro anunciante e se passam por profissionais de confiança, geralmente advogados. Durante conversa, sempre online, dizem aos vendedores que possuem interesse em comprar o veículo, mas para um terceiro.

Ao mesmo tempo, a outra vítima, um interessado em comprar o veículo, entram em contato com o criminoso pelo anúncio falso. O golpista se apresenta como mediador da venda, afirmando geralmente que ganhará uma comissão pela venda.

Quando o interessado resolve ver o veículo pessoalmente, o golpista marca um encontro entre as duas vítimas, tanto o comprador como o vendedor, e as convence a, durante o encontro, não revelarem o valor negociado.

Após o interessado concordar em fechar o acordo. O golpista passa uma conta laranja a vítima que faz a transferência do dinheiro, porém, na hora de buscar o veículo, tanto o comprador como o vendedor, descobrem que foram vítimas de um golpe.

Recentemente uma moradora de Campo Grande, ao tentar vender uma moto Biz, foi constantemente atormentada pelos golpistas na intenção de enganá-la. Segundo ela, a quantidade de contatos com o mesmo objetivo é tão numeroso que além de perigoso, vender algo na internet chega a ser exaustivo.

"É uma situação desanimadora. Comecei a pedir identificação antes de começar qualquer negociação para evitar que me faça perder tempo e que eu acabe passando informações a mais", explica.

Conforme a vendedora, o repertório dos estelionatários é sempre o mesmo. Além da falta de segurança e medo, a situação gera transtornos, afirma a mulher.

"É bem chato tentar vender algo na honestidade e ver o quanto de gente maldosa tem, por aí querendo roubar dinheiro de alguma forma. Nós sabemos como muitas pessoas trabalham suado para conseguir dinheiro honesto. Não é justo alguém vir e tomar ele assim", diz indignada.

Ela explica que resolveu vender a moto por estar em uma situação difícil financeiramente, ter algumas dívidas para pagar e a moto estar parada. No entanto, após a enxurrada de tentativas de golpes que recebeu, se sente desanimada.

"Me desanimei no momento que percebi que eu poderia a qualquer momento ser enganada. Tem muita gente que já não tem, rala para juntar dinheiro e comprar algo, para acabar sofrendo golpe. É desanimador mesmo", finaliza.

Esse tipo de golpe é comum em plataformas online de compra e venda, onde os golpistas se aproveitam da confiança das pessoas e da distância física. Para evitar cair na fraude, é importante sempre verificar a identidade e a reputação de intermediários desconhecidos, evitar enviar produtos ou dinheiro antes de receber o pagamento, e ficar atento a qualquer sinal de atividade suspeita.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO