Menu
sábado, 24 de julho de 2021
PMCG REFIS 16 A 29/07
Política

Com deputada de MS relatora, Câmara cria dia de prevenção de doenças cardiovasculares na mulher

O evento deve ser celebrado sempre no dia 14 de maio

17 junho 2021 - 18h15Por Vinicius Costa

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (17), o Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher, que deve ser celebrado no dia 14 de maio. O projeto de Lei foi criado pela deputada estadual Mariana Carvalho (PSDB-RO) e a deputada sul-mato-grossense Rose Modesto (PSDB-MS) como relatora.

A iniciativa visa ajudar na conscientização e prevenção sobre os fatores de risco cardiovascular para ampliar e antecipar o diagnóstico dessas doenças na população brasileira, especialmente nas mulheres.

Nas redes sociais, a deputada estadual explicou que as doenças cardiovasculares já se tornaram a principal causa de morte em mulheres, de acordo com o Ministério da Saúde. "Isso ocorre porque ao entrar na menopausa, nós temos uma propensão muito maior de desenvolver doenças cardiovasculares devido à falta de estrogênio", diz a parlamentar.

A relatora ainda defende a divulgação de informações e a conscientização a respeito dos sintomas, dos cuidados a adotar e a formação de hábitos saudáveis são relevantes para proporcionar melhores condições de saúde para as mulheres do Brasil.

"Acredito que essa iniciativa, que tem como objetivo possibilitar ações do poder público em parceria com entidades médicas, em especial a Sociedade Brasileira de Cardiologia, universidades, escolas, associações e sociedade civil, na organização de palestras, eventos, e treinamentos sobre as Doenças Cardiovasculares na Mulher, são essenciais para que possa haver, também, ações de prevenção e conscientização sobre os fatores de risco cardiovascular, a fim de ampliar e antecipar antecipando o diagnóstico".