TCE ABRIL 16 A 22/04
Menu
quarta, 21 de abril de 2021
COVID CONFLITO
Saúde

Prefeito usa ciência e desmente fake news: coronavírus mata no calor também

Ele destacou que, segundo profissionais da saúde, ainda não ocorreu o pico do vírus no Brasil

28 março 2020 - 17h10Por Nathalia Pelzl

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) aproveitou a live no Facebook, na tarde deste sábado (28) para reforçar que o coronavírus mata no calor também.

Ele pediu para que as pessoas fiquem atentas as fake news de que o vírus ‘gosta de frio’. “Vocês estão vendo os números, a quantidade de pessoas. Em São Paulo tem gente morrendo e tem feito calor por esses dias, só olhar. Pico da doença ainda não chegou no Brasil”.

A mensagem circulou nas redes sociais.  No entanto, foi classificada pelo Ministério da Saúde como falsa e que não é possível afirmar que o vírus morre a uma temperatura de 26ºC ou 27ºC "uma vez que no corpo humano o vírus tolera uma temperatura de pelo menos 36ºC".

Inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz o alerta de que o vírus pode, sim, ser transmitido em áreas mais quentes.

 "Segundo as evidências obtidas até agora, o vírus responsável pela Covid-19 pode ser transmitido em todas as áreas, incluindo áreas com clima quente e úmido", diz a entidade.

"Vírus não respeita temperatura”, diz a infectologista Nancy Bellei, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, em entrevista ao G1.