SEBRAE MAIO DE 2024
A+ A-

sexta, 17 de maio de 2024

Busca

sexta, 17 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

08/03/2022 16:16

A+ A-

Riedel diz que Saúde, bem-estar e meio ambiente podem andar lado a lado em MS

Pré-candidato ao Governo cita investimentos em prol da qualidade de vida da população

O pré-candidato a governador, Eduardo Riedel (PSDB), participou, nesta terça-feira (8), da Aula Magna dos cursos de Educação Física, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Sanitária e Ambiental e Ciências Biológicas, da UCDB. Ele destacou que Saúde, bem-estar e meio ambiente podem andar lado a lado. 
Conforme a divulgação, o tema do evento foi ‘’O papel do ambiente construído na promoção de uma vida ativa e saudável: Projeto amigos do parque e revitalização do Parque dos Poderes”. 

Dados do Ministério da Saúde, sobre Mortalidade, apontam que, dos 1,3 milhão de mortes em 2019, 34,2 mil estão relacionadas ao sedentarismo. Sendo assim, a Organização Mundial da Saúde adotou diretrizes para que os governos combatam esse mal.  

No evento, Riedel disse que o Governo de MS tem cumprido esse objetivo. 

“Iniciativas que tenham o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida tem sido - e continuarão sendo implementadas. O desenvolvimento das áreas urbanas tem impacto direto na saúde e no bem-estar das pessoas. Por isso, é preciso continuar investindo em aspectos que colaborem para incrementar os níveis de atividade física da população, assim como as questões ambientais, o aumento de áreas verdes, parques, praças e ciclovias”, afirmou Riedel

A coordenadora do curso de Educação Física da UCDB, Fabiana Maluf Rabacow, estima que a população mundial estará próxima dos 10 bilhões de habitantes, em 2050. Ela destaca que ¾ desse montante vive em cidades e por isso o planejamento urbano deve ser parte da solução global no combate aos males da saúde. 

“Se no século 19 o planejamento urbano foi importante para combater doenças infecciosas por meio de saneamento e separação das áreas residenciais das industriais, hoje, há um potencial para que o planejamento das cidades reduza os níveis das doenças não transmissíveis (como obesidade, câncer, doenças coronarianas e diabetes), e também de acidentes”, destacou a Maluf. 

Entre as ações citadas por Eduardo Riedel, junto do presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, está o Projeto Amigos do Parque, que fecha uma das pistas do Parque dos Poderes para a prática esportiva, aos fins de semana e feriados. 

A reforma do Parque dos Poderes – a primeira em 40 anos do local, foi tida como modelo na integração entre meio ambiente, esporte e lazer. O parque vai receber novo paisagismo, estruturas públicas, ciclovias, novos abrigos de ônibus, passeio com acessibilidade, pista de caminhada e corrida, estacionamento, estrutura de monitoramento para o bem-estar dos animais silvestres entre outros incrementos. 

O parque das Nações Indígenas também foi elogiado, que passa por requalificação no pavimento e ciclovia, além de acessibilidade. A obra já está 65% concluída. Para conter o assoreamento da lagoa que adorna o parque, o Governo está construindo uma bacia de contenção com capacidade de 36 milhões de litros na nascente do córrego Joaquim Português, no Parque do Prosa. O parque contará também com nova Clínica do CRAS, que funcionará em parceria com as universidades. Sem contar os avanços significativos nas obras do Aquário do Pantanal.

Mais projetos

O pré-candidato também falou de projetos estruturantes, que preparam o MS para um futuro onde bem estar, desenvolvimento e meio ambiente andem lado a lado.
Entres os destaques, o Programa de Parcerias Estratégicas para o Desenvolvimento de Infraestrutura, cujo objetivo é estruturar projetos e executar parcerias com a iniciativa privada, a fim de garantir a expansão da infraestrutura e a prestação de serviços públicos com mais qualidade e eficiência; a Parceria Público-Privada de Esgotamento Sanitário, para implantação, expansão, reabilitação, operação e manutenção dos sistemas de esgotamento sanitário nos municípios atendidos pela Sanesul; a Parceria Público-Privada das Centrais De Energia Fotovoltaica, que envolve elaboração de estudos técnicos destinados a implantação, manutenção e operação de centrais em MS; a concessão de Parques Estaduais, serviços públicos de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos das nossas unidades de conservação; entre outras ações.

“Saúde, bem estar, meio ambiente e desenvolvimento podem andar lado a lado”, finalizou Eduardo Riedel. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO